sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Conto:


                                                                                       
                                                                                         
O nome do inglês

     Certos  pais  incertos  ou  não muito certos, não tem pena e/ou  respeito pelos seus  filhos.Põe nomes  cujos significados não conhecem por achar a sonoridade linda ,como palavras de uma língua estrangeira, principalmente do inglês: lady, barman, Merry  Christmas, etc .Houve um homem  que achava as palavras Xerox,fotocópia e autenticada eram tão  bonitas que nomeou as três filhas  com elas, as  quais eram vítimas constantes de piadas e por isto resolveram lutar na justiça para mudarem seus nomes.Depois disto  não se soube se conseguiram ou não;ou se  continuam  lutando para mudar seus nomes.
     O grande problema de um menino era  o seu  grande nome:Shakespeare.Os pais acharam que o nome do inglês importante traria status e sorte para o garoto.Trouxe problemas.Shakespeare não sabia escrever  seu próprio nome,pior ainda era  pronunciar abrasileirado, saia de todo jeito,menos a pronuncia correta.Os colegas pronunciavam de todos os modos possíveis  ,alguns fazendo gozação com o tal nome tão esquisito.Para encurtar o nome  e  evitar  gozações um dos colegas resolveu chamá-lo de Xeique.Porém o tiro saiu pela  culatra: Xeique parecia nome de cachorro.O que rendeu novas piadas de mau gosto.
     Sempre aparecia um colega maldoso para fazer gracejos na hora do recreio, estalar os dedos como se chamasse um cachorro e chamá-lo como se fosse um cachorro.
     Shakespeare ficava  deprimido,mas não podia fazer nada. De onde os pais teriam lhe arranjado esse  raio de nome? Não tinha ideia e o pior era que nem eles sabiam,só sabiam que era de um fulano  importante.Quem seria Shakespeare , o primeiro?
     Quando menos  esperava Shakespeare descobriu  quem era Willian Shakespeare.Certo dia, uma professora novata entrou na escola  e ao  depois de  devolver alguns trabalhos  escolares deparou-se com o  estranho nome escrito na folha de papel.
     _De quem é esse trabalhos?
     _É meu ‘fessora._ já sabia ,pois  sempre teve esse problema.
     _Qual é o seu nome?
     _Xeiquispeare.
    _ Traga sua certidão de nascimento para mim amanhã.
    No dia seguinte, ao ver o documento surpreendeu-se com a escrita correta do nome: Shakespeare. Ela instruiu-o  sobre como se escreve é diferente de como se pronuncia :xeiquespir.Ela disse  ao menino quem era o famoso  Shakespeare: dramaturgo e poeta inglês autor de peças  famosas  como Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo e  outras.
     Shakespeare foi aconselhado a ler  Shakespeare quando ficasse mais velho.E  espera que diferente dos seus pais tenha juízo  para  escolher nomes bonitos e simples para seus filhos não sofrerem o que ele sofreu e evitará dores de cabeça.
                                                                                06/02/00.
                                                                                20/03/03.
                                                                                05/12/12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário