terça-feira, 12 de junho de 2012

Apresentações:


Psicanálise  e   Literatura
     O romance Terra, Céu e Aruanda de  Rodolfo Mota Rezende, editora  Civilização Brasileira apresenta realismo sobre as relações de poder,sincretismo religioso e conflitos de estrutura pessoal, religiosa e social.

1.Resumo do livro:
     O soldado cabo Saulo faz ronda noturna no  subúrbio acompanhado por  outro policial e usa  de violência durante a revista policial e mata  quem tenta fugir.Ele  acredita no poder como  autoridade exercido através da violência. Entra no templo das Águas de Oxum , a qual  representa para os homens o que de feminilidade e maternal uma mulher pode ter, Oxum observa-o, gosta do seu jeito valentão, resolve possuí-lo, avisa a mãe-de-santo do templo dona Alzira e ele é tomado por Oxum.Alzira surpreendeu-se com a escolha porque Oxum  prefere mulheres.Depois do acontecido ele não se lembra de nada.
     Na Igreja, Padre Jacinto percebeu que as  atividades como casamento, batismo,etc, estavam  diminuindo e quer saber o que sua empregada Joana faz á noite, perguntou, soube e não gostou do fato dela ser filha-de-santo-de-Oxum,frequentadora do terreiro de dona Alzira,mas acaba indo  até lá.
     Saulo observa a casa do vizinho, Pastor Elias, por desejar Lúcia, se aproxima da família oferecendo  proteção policial a igreja e a filha do Pastor, frequentando o culto.Enquanto isso, Oxum o possui em situações  inusitadas e corre o boato pelo quartel de que Saulo esta revelando-se veado.Temendo ser  expulso da corporação volta ao  terreiro de Alzira em busca de auxílio.
     O padre Jacinto é  convidado  para ir ao terreiro por Joana, ele reluta,mas vai pelo pedido da empregada.Lá encontra Saulo que o confunde com um pai-de-santo com o qual procura auxílio, dona  Alzira desfaz o mal entendido e diz que deve  ser feito.Joana  ajuda-o  no preparo da oferenda na cozinha da casa paroquial.Ogum deixa o caso de Saulo por conta de Oxum e preocupa-se mais com a perda de fiéis, mesmo problema que a Igreja Católica passa, pensa em falar com São Jorge para atuarem em conjunto.
     Saulo pede Lúcia em casamento com segundas intenções,mas ela coloca a opinião  do pai em primeiro lugar e não se entrega a ele o qual aceita submeter-se as regras impostas pelo pastor,Saulo reprime seu instinto sexual para conseguir a confiança deles e por exigência do pastor passa a trabalhar na Igreja dos Corações Puros.Então Saulo torna-se pastor Paulo, vai para  a cidadezinha de Santa Ingrácia fundar  outra filial da igreja,mas não convence ninguém fato que  aborrece Lúcia que deseja morar numa casa maior.Elias vai até a cidade  do saber como andam  na nova igreja e Lúcia relata o mal desempenho.Os dois fazem um acordo, metade do  dinheiro que for recolhido com os fiéis será de Elias em troca da ajuda a Paulo pela conquista de novos  fiéis.Elias demonstra o seu estilo  performático  citando trechos  da Bíblia e interpretando segundo seus  interesses, convence  as pessoas, ensina Paulo  a fazer milagres para arrecadar dinheiro dos fiéis além de insitá-los   a uma  cruzada contra os terreiros de candomblé.Paulo sente saudades de sua arma, tem medo de Oxum e é intimidado pela convicção do pastor  Elias, mas pela compensação financeira submete-se aos ensinamentos do sogro e propaga o que lhe foi ensinado. Mas o que  deixa Paulo realmente frustrado é que a esposa não  quer ter relações sexuais com ele e nem quer aprender,então percebe que avaliou mal o comportamento dela, ela só tem a aparência de submissa.Para ela  a sexualidade é algo associado ao demônio.
      Paulo internamente permanece fiel a sua  antiga identidade e hábitos  que ás vezes aflora.Nestas ocasiões Abigail,membro da igreja, interpreta como manifestações demoníacas.Lúcia diz as pessoas que é estresse.Ela  revela que por trás de discusso religioso o seu interesse é apenas financeiro nas discussões de casal deles,pois  ela foi educada para isso.Abigail passa a  fazer os programas  da igreja na rádio e  controla a vida financeira de Paulo.Ele conhece Ana, filha de Oxum, que pede ajuda contra as atitudes arbitrarias de Abigail, ele apaixona-se rapidamente pela filha-de-santo.
     Enquanto isso, no dia 23 de abril, aniversário de São Jorge, padre Jacinto recebe em seu corpo São Jorge no terreiro.Depois São Jorge visita Ogum em Aruanda para discutirem sobre a perda dos fiéis nas duas religiões, católica e africana.Jacinto acorda depois de três dias. Uma  semana depois é punido pelo bispo com a transferência para Santa Ingrácia contra a sua vontade e Joana o acompanha.Na cidadezinha, os dois  são recebidos com indirefença pelo prefeito.A fofoca  corre rápido , na qual Joana é chamada de bruxa e o padre de  macumbeiro.Por causa disso, os dois são hostilizados pelos membros da Igreja dos Corações Puros, principalmente por dona Abigail, agora como  braço direito de Lúcia na rádio da cidadezinha.Jacinto encontra Paulo, bem sucedido como pastor que faz milagres, os dois se entendem bem, mas Abigail faz  marcação cerrada contra o padre e  Joana. O pastor Paulo pouco pode fazer pois Abigail descobriu que Paulo foi filho-de-santo e ela  ameaça-o com esta informação e por ter um caso com Ana que é casado.
     Paulo não aguentando a pressão de Lúcia e Abigail foge com Ana, a qual abandonou o marido,para o Rio de Janeiro.O padre medita sobre os últimos acontecimentos,resolve ficar na cidadezinha e tentar acabar com os maus entendidos.O padre sente sua fé  renovada.

2. Apresentação 1: A lógica da instituição religiosa no romance Terra  , Céu e Aruanda de Rodolfo Motta Rezende
     O romance Terra ,Céu e Aruanda de Rodolfo Motta Rezende é um realista sobre as relações de poder ,sincretismo religioso e conflitos de estrutura pessoal, religiosa e social, no qual personagens representativos de diferentes segmentos religiosos entrecruzam e através das intenções deles percebemos os conflitos desencadeados pela perda de fiéis em religiões tradicionais como a Católica e de origem africana como o Candomblé e o ganho de fiéis numa religião com características  neopentecostais e a sua  ação como instrumento de perseguição  de quem é  considerado diferente por não congregar ou professar a mesma fé, enquanto no plano sobrenatural santo e orixá se encontram para  discutir a perda de fiéis em suas religiões as quais há consequências da  ligação entre o plano real(ficcional) e o sobrenatural para alguns personagens:Um policial que torna-se filho-de-santo contra a sua vontade,depois torna-se pastor também contra a sua vontade mas por interesse sexual e financeiro para depois deixar de ser pastor; um padre que redescobrirá  sua fé depois que passar por uma  experiência sobrenatural, a empregada do padre  que é  a representação do sincretismo religioso brasileiro, o pastor que prega desejando obter lucro financeiro,etc.
     O livro é um elemento da cultura que possui uma  semelhança com a  realidade concreta presente nesta ficção a qual percebemos presente no cotidiano que  ratifica a analise  feita pelos autores  frankefurtianos e pela professora Borzuk.Temos  como objetivo  analisar, num pequeno de pesquisa em fase inicial a mudança da lógica  religiosa, a partir da analise feita por Freud  “o sagrado teria como função a  proteção do indivíduo frente aos perigos da natureza,do destino e da própria sociedade humana colocando-o em bons termos com o pai (primevo)” mas notamos que houve uma  mudança de postura a qual é constatada na pesquisa Os Movimentos Carismáticos e Neopentencostais e o Capitalismo Administrativo(2000) de Borzuk que  observou que nos últimos tempos a religião como busca de transcendência  e amparo  cedeu lugar para outra lógica, a qual tendo como único propósito  a resolução de problemas materiais de seus fiéis,eixo norteador deste trabalho.As categorias de analise são estandartização, pseudoindividuação  e glamour com as quais é  possível perceber  uma semelhança entre os cultos analisados por Borzuk e o culto da Igreja dos Corações Puros presente no romance.
·         Estandartização: é  a padronização da  estrutura dos produtos tanto na forma  quanto nos detalhes.No romance  acontece no programa de rádio e nos  discursos  do pastor Elias  que apresenta a forma de luta do Bem contra o Mal aproveitando-se da crença  coletiva das manifestações demoníacas  obedecendo a  critérios pré-determinados como a polarização e intensificação da  presença do Mal a qual parte  do padrão anteriormente estabelecido: o pensamento padrão da Inquisição, pg.:80,89,100; além disso ,há  outras características como a pregação a partir de trechos da Bíblia,pg.:22,79; demonstração de graças concedidas,pg.:84;milagres,pg.:168 e 169; e a explicitação do interesse  financeiro,pg.:76,80.
·         A pseudoindividuação: é a  ilusão de autonomia, até certo ponto, para que as pessoas não percebam que estão sendo conduzidas ou controladas. No romance o pastor Elias chama as  pessoas de “irmão” e “irmã” mesmo que esteja  falando com este(a) pela primeira vez, criando a ilusão de  proximidade e segurança,pg.:22,61,63,89; depois que a  filha do pastor se casa ele  passa a chamar o genro de “meu filho”, após ensina-lo a fazer milagres, pg.77,  e também acontece através da  instalação  da insegurança dos fiéis contra aqueles que são  considerados o Mal e seus representantes,  principalmente o candomblé e o carnaval através dos seus  discursos inflamados o pastor Elias convoca  os fiéis a uma cruzada contra os terreiros de candomblé, o demônio é presentificado como uma ameaça quase palpável que deve ser destruído antes que os destrua,pg.:80, ele utiliza  o pronome “nós” em  tom imperativo para dizer que está  próximo aos fiéis e que todos estão juntos pela mesma causa.O que faz  lembrar os discursos nazistas contra os judeus.
·         Glamour:é a construção de uma história de sucesso.Está bem  presente na  performance do pastor Elias que se convence primeiro para depois  convencer os outros e rebanha os políticos ,autoridades e pessoas comuns no culto da igreja através da rádio e depois passa o comando para outros membros da igreja, pg.:79,89,166.
     Outras  características  que percebemos serem semelhantes  na realidade estudada com esta ficção são o antiecumenismo: a não disposição a convivência  e o diálogo  com as outras religiões( o medo do candomblé e de bruxaria como se fossem religiões malignas);líder forte,cartase  emocional que estão bem presentes na performace  e nos discursos do pastor Elias os quais  presentifica constantemente a  acirrada luta contra o diabo o qual é considerado o gerador de  todos os males(Alguém tem de levar a culpa e no melhor estilo bode expiatório).
  *     Apresentado no VII Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG, 08 a 10/03/2006.
 
3.Apresentação 2: O  diabo: a presença  sempre ausente no romance Terra,Céu e Aruanda de Rodolfo Motta     Rezende.

      O romance apresenta dois planos,  o real e o sobrenatural, que em determinados momentos  se entrelaçam.  No plano real, transita o policial cabo Saulo o qual torna-se pastor Paulo, padre Jacinto, a  empregada Joana, o pastor Elias, sua filha Lúcia,os fiéis ,etc.No plano sobrenatural Oxum observa seus filhos-de-santo, Ogum encontra São Jorge para  conversarem;mas a figura sobrenatural mais  citada , é a que não aparece ,é o demônio.Porque não é  necessário , a simples menção do seu nome já causa medo.Citá-lo demarca uma suposta posição de sujeito que se diz lutar contra o representante máximo do Mal dentro da cultura religiosa cristã e também na cultura popular.Ele é um  pretexto ou subterfúgio para instalação do terror, da insegurança, da instabilidade emocional, etc,  que acontece no programa de rádio e no culto da Igreja dos Corações  Puros,nos discursos do pastor Elias que  apresenta na forma de luta do Bem contra o Mal aproveitando-se  da crença coletiva cultural das manifestações demoníacas  obedecendo a critérios pré-determinados  como a  polarização e intensificação  da presença do Mal através da fala a  qual  parte do padrão anteriormente estabelecido: o pensamento padrão da Inquisição ou  a lógica da Inquisição.
      A atuação  no discurso acontece como a seita[i] que se diz Igreja dos Corações Puros fosse uma nova inquisição na qual  não há a aceitação da alteridade, os outros de outras religiões são o Mal e devem ser combatidos e destruídos senão se converterem  a fé  intolerante  e que  julga que sua religião é melhor do que as outras. O passado nem sempre fica para trás, alguns elementos ecoam no presente e talvez no futuro , é quase certeza. Quando a Igreja Católica instaurou a Inquisição, iniciou na prática  a neutralização do discurso cristão do amor universal, instalou um discurso totalitário  e intolerante  com o qual se  pretendia  destruir as outras  religiões, normatizar a fé, controlar o pensamento das pessoas, etc. Esta lógica totalitária  repreende toda e qualquer diferença, dúvida e questionamento sobre os dogmas da fé e atitudes  dos membros da instituição religiosa formada por seres humanos que podem cometer erros, por isso aterrorizar os outros era, e ainda é, importante,pois a religião aliada a política  tornou-se um entre os aparelhos de controle  social,principalmente das mulheres que eram curadoras populares, médicas populares, parteiras ,portadoras de sabedoria ancestral , as quais representavam uma ameaça a  centralização do saber e do poder nas mãos dos homens da Igreja.Numa  teocracia a transgressão da fé oficial era  também transgressão  política  que os inquisidores  associavam  também a  transgressão sexual como transgressão da fé para vigiar e punir  as mulheres, em especial as denominadas  bruxas. Ocorreu a satanização do cotidiano para  justificar a  caça as bruxas.Atualmente a denominação moderna seria  ‘ ataque preventivo’, penso não ser preciso  onde e como está acontecendo.
     O demônio nas crenças da Antiguidade do politeísmo é um gênio inspirador que pode ser bom ou mau  que presidia o destino de cada individuo  ,alma ou espírito. Nas religiões judaica e cristã ele é o anjo mau que rebelou-se contra Deus, foi lançado no Inferno e por isso procura a perdição da humanidade.É geralmente representado na tradição popular como um ser meio homem,meio cabra, de orelhas pontudas, chifres ,asas, braços ,com a ponta  da cauda e patas bifurcadas. O mero fato de citá-lo  provoca medo.Os inquisidores através do manual de  caça as bruxas  transformaram o demônio  numa  entidade mais do que superpoderosa e  esta crença ainda existe com as  adequações a  necessidade  de cada época,permanece na atualidade com as  devidas modificações ,devido  a tradição que permanece na cultura popular e a diluição do discurso religioso que era oficial que tornou-se mito.
     No romance  percebemos  um pouco dessa tradição nos discursos  os quais o pastor Elias direciona seus fiéis  para a cruzada contra os  terreiros de candomblé   e provoca a satanização  daqueles  que  escolhe  como inimigos a serem combatidos .Procedimento semelhante aos  inquisidores.A empregada Joana  representa  o sincretismo religioso brasileiro,pois ela  frequenta  a Igreja Católica e o terreiro de Candomblé estando bem integrada  aos dois ambientes, além disto, há um momento que o padre a chama de forma positiva de bruxa.Fato que  me levou a  pesquisar o termo e seus  significados:a bruxaria era uma  religião que antecedeu o cristianismo, a bruxa  era uma mulher que possuía  profundo conhecimento sobre a  natureza  e as ervas medicinais que utilizava para curar e  salvar a vida das pessoas de sua comunidade, era a xamã da  comunidade a qual pertencia.A bruxaria como religião é uma  doutrina matrifocal que possui vertentes e ramificações. A mais  conhecida na atualidade é a denominação  wicca , uma  das  vertentes da Religião da Deusa que foi no passado difamada com o advento do  cristianismo e transformada  através dos discursos cristãos psicótico-paranoico-delirantes em aliada do Mal e religião do diabo, assim como as  religiões  africanas, politeístas, etc.Esta difamação que foi registrada na História, perpetuou-se  no tempo e é o que aparece no livro.De forma diluída os argumentos do manual de caça as bruxas dos inquisidores está presente no senso comum  da cultura religiosa e das pessoas   no qual se  baseia a perseguição dos membros da Igreja dos Corações Puros contra o  candomblé e o carnaval.
     Lúcia, filha do pastor Elias, foi educada para ver a sexualidade , mesmo considerada normal para os padrões da sociedade atual,como coisa ligada  ao demônio de tal  maneira que se  recusa a ter  relações sexuais com o marido, um traço distorcido da própria distorção do discurso  que se diz religioso que  transforma a repressão sexual em elemento normal na visão do  pastor da seita e cada líder de seita interpreta a Bíblia como bem entender ao pé da letra, mas de modo geral  propagam o que  na atualidade é considerando preconceito e/ou crime como a justificação do machismo,obrigação de pagamento do  dizimo,intolerância  com outras religiões e seitas, entre outros elementos questionáveis perante a legislação brasileira .A argumentação  bem detalhada contra a mulher e a sexualidade em todos os sentidos possíveis  esta no Martelo das  Feiticeiras que foi escrito com o intuito de  normatizar  a repressão sexual.E dona Abigail é a  representação do caçador da inquisição em  forma de personagem  a qual usa de todos os  recurso disponíveis e imagináveis  para  destruir moralmente  aqueles que considera estarem do lado do Mal.
      Ironicamente  o demônio tão citado ,tão temido e tão combatido não aparece, está  presentificado apenas  nos discursos dos que  alegam lutar  contra ele,pastor Elias e Abigail, pois  é  um modo de caluniar e difamar quem possui fé diferente da deles , fé  em outras  entidades além das entidades do cristianismo, dentro da  denominação  a qual se pertence como o candomblé.Atualmente  há muitas  divisões mesmo dentro do cristianismo e até conflitos de interesses entre seitas .O Mal independente  da personificação que receba também  se encontra dentro dos seres humanos, por mais que não seja admitido, em quem se autodeclara  melhor do que os outros, etc.Acaba projetando nos outros o mal que esconde dentro de si quando este  manifesta-se.
      De modo geral, na ficção e na realidade, percebo  que o conteúdo do Martelo das Feiticeiras este presente no senso comum das religiões,infelizmente é  também um traço de cultura, das pessoas independente da religião a qual pertencem e nos filmes de terror os quais  as bruxas  e os demônios  são seres superpoderosos  a serviço do mal,mas que por um ou outro elemento narrativo ou solução mágica  são sempre vencidos  pelos que representam o bem com o seu aparente  pouco poder.
     * Apresentado no IX EREL e VIII EGEL de 20 a 23/04/2006  na Faculdade de Letras da UFG.
     



[i] Dicionário Aurélio:1.Doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é  seguido por muitos.2.Conjunto de indivíduos que  professam a mesma doutrina.3.Comunidade fechada, de cunho radical.  4.Teoria de um mestre  seguida por numerosos prosélitos.5.Pop.Facção, partido.

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