Psicanálise e Literatura
O romance Terra, Céu e Aruanda de
Rodolfo Mota Rezende, editora
Civilização Brasileira apresenta realismo sobre as relações de
poder,sincretismo religioso e conflitos de estrutura pessoal, religiosa e social.
1.Resumo do livro:
O soldado cabo Saulo faz ronda noturna
no subúrbio acompanhado por outro policial e usa de violência durante a revista policial e
mata quem tenta fugir.Ele acredita no poder como autoridade exercido através da violência.
Entra no templo das Águas de Oxum , a qual
representa para os homens o que de feminilidade e maternal uma mulher
pode ter, Oxum observa-o, gosta do seu jeito valentão, resolve possuí-lo, avisa
a mãe-de-santo do templo dona Alzira e ele é tomado por Oxum.Alzira surpreendeu-se
com a escolha porque Oxum prefere
mulheres.Depois do acontecido ele não se lembra de nada.
Na Igreja, Padre Jacinto percebeu que
as atividades como casamento,
batismo,etc, estavam diminuindo e quer
saber o que sua empregada Joana faz á noite, perguntou, soube e não gostou do
fato dela ser filha-de-santo-de-Oxum,frequentadora do terreiro de dona
Alzira,mas acaba indo até lá.
Saulo observa a casa do vizinho, Pastor
Elias, por desejar Lúcia, se aproxima da família oferecendo proteção policial a igreja e a filha do
Pastor, frequentando o culto.Enquanto isso, Oxum o possui em situações inusitadas e corre o boato pelo quartel de
que Saulo esta revelando-se veado.Temendo ser
expulso da corporação volta ao
terreiro de Alzira em busca de auxílio.
O padre Jacinto é convidado
para ir ao terreiro por Joana, ele reluta,mas vai pelo pedido da
empregada.Lá encontra Saulo que o confunde com um pai-de-santo com o qual
procura auxílio, dona Alzira desfaz o
mal entendido e diz que deve ser
feito.Joana ajuda-o no preparo da oferenda na cozinha da casa
paroquial.Ogum deixa o caso de Saulo por conta de Oxum e preocupa-se mais com a
perda de fiéis, mesmo problema que a Igreja Católica passa, pensa em falar com
São Jorge para atuarem em conjunto.
Saulo pede Lúcia em casamento com segundas
intenções,mas ela coloca a opinião do
pai em primeiro lugar e não se entrega a ele o qual aceita submeter-se as
regras impostas pelo pastor,Saulo reprime seu instinto sexual para conseguir a
confiança deles e por exigência do pastor passa a trabalhar na Igreja dos
Corações Puros.Então Saulo torna-se pastor Paulo, vai para a cidadezinha de Santa Ingrácia fundar outra filial da igreja,mas não convence
ninguém fato que aborrece Lúcia que
deseja morar numa casa maior.Elias vai até a cidade do saber como andam na nova igreja e Lúcia relata o mal
desempenho.Os dois fazem um acordo, metade do
dinheiro que for recolhido com os fiéis será de Elias em troca da ajuda
a Paulo pela conquista de novos fiéis.Elias
demonstra o seu estilo performático citando trechos da Bíblia e interpretando segundo seus interesses, convence as pessoas, ensina Paulo a fazer milagres para arrecadar dinheiro dos
fiéis além de insitá-los a uma
cruzada contra os terreiros de candomblé.Paulo sente saudades de sua
arma, tem medo de Oxum e é intimidado pela convicção do pastor Elias, mas pela compensação financeira
submete-se aos ensinamentos do sogro e propaga o que lhe foi ensinado. Mas o
que deixa Paulo realmente frustrado é
que a esposa não quer ter relações
sexuais com ele e nem quer aprender,então percebe que avaliou mal o
comportamento dela, ela só tem a aparência de submissa.Para ela a sexualidade é algo associado ao demônio.
Paulo internamente permanece fiel a
sua antiga identidade e hábitos que ás vezes aflora.Nestas ocasiões
Abigail,membro da igreja, interpreta como manifestações demoníacas.Lúcia diz as
pessoas que é estresse.Ela revela que
por trás de discusso religioso o seu interesse é apenas financeiro nas
discussões de casal deles,pois ela foi
educada para isso.Abigail passa a fazer
os programas da igreja na rádio e controla a vida financeira de Paulo.Ele
conhece Ana, filha de Oxum, que pede ajuda contra as atitudes arbitrarias de
Abigail, ele apaixona-se rapidamente pela filha-de-santo.
Enquanto isso, no dia 23 de abril,
aniversário de São Jorge, padre Jacinto recebe em seu corpo São Jorge no
terreiro.Depois São Jorge visita Ogum em Aruanda para discutirem sobre a perda
dos fiéis nas duas religiões, católica e africana.Jacinto acorda depois de três
dias. Uma semana depois é punido pelo
bispo com a transferência para Santa Ingrácia contra a sua vontade e Joana o
acompanha.Na cidadezinha, os dois são
recebidos com indirefença pelo prefeito.A fofoca corre rápido , na qual Joana é chamada de
bruxa e o padre de macumbeiro.Por causa
disso, os dois são hostilizados pelos membros da Igreja dos Corações Puros,
principalmente por dona Abigail, agora como
braço direito de Lúcia na rádio da cidadezinha.Jacinto encontra Paulo,
bem sucedido como pastor que faz milagres, os dois se entendem bem, mas Abigail
faz marcação cerrada contra o padre
e Joana. O pastor Paulo pouco pode fazer
pois Abigail descobriu que Paulo foi filho-de-santo e ela ameaça-o com esta informação e por ter um
caso com Ana que é casado.
Paulo não aguentando a pressão de Lúcia e
Abigail foge com Ana, a qual abandonou o marido,para o Rio de Janeiro.O padre
medita sobre os últimos acontecimentos,resolve ficar na cidadezinha e tentar
acabar com os maus entendidos.O padre sente sua fé renovada.
2. Apresentação 1: A lógica
da instituição religiosa no romance Terra , Céu e Aruanda de Rodolfo Motta Rezende
O romance Terra ,Céu e Aruanda de Rodolfo
Motta Rezende é um realista sobre as relações de poder ,sincretismo religioso e
conflitos de estrutura pessoal, religiosa e social, no qual personagens
representativos de diferentes segmentos religiosos entrecruzam e através das
intenções deles percebemos os conflitos desencadeados pela perda de fiéis em
religiões tradicionais como a Católica e de origem africana como o Candomblé e
o ganho de fiéis numa religião com características neopentecostais e a sua ação como instrumento de perseguição de quem é
considerado diferente por não congregar ou professar a mesma fé,
enquanto no plano sobrenatural santo e orixá se encontram para discutir a perda de fiéis em suas religiões as
quais há consequências da ligação entre
o plano real(ficcional) e o sobrenatural para alguns personagens:Um policial
que torna-se filho-de-santo contra a sua vontade,depois torna-se pastor também
contra a sua vontade mas por interesse sexual e financeiro para depois deixar
de ser pastor; um padre que redescobrirá
sua fé depois que passar por uma
experiência sobrenatural, a empregada do padre que é
a representação do sincretismo religioso brasileiro, o pastor que prega
desejando obter lucro financeiro,etc.
O livro é um elemento da cultura que
possui uma semelhança com a realidade concreta presente nesta ficção a
qual percebemos presente no cotidiano que
ratifica a analise feita pelos
autores frankefurtianos e pela
professora Borzuk.Temos como objetivo analisar, num pequeno de pesquisa em fase
inicial a mudança da lógica religiosa, a
partir da analise feita por Freud “o
sagrado teria como função a proteção do
indivíduo frente aos perigos da natureza,do destino e da própria sociedade
humana colocando-o em bons termos com o pai (primevo)” mas notamos que houve
uma mudança de postura a qual é
constatada na pesquisa Os Movimentos
Carismáticos e Neopentencostais e o Capitalismo
Administrativo(2000) de Borzuk que
observou que nos últimos tempos a religião como busca de
transcendência e amparo cedeu lugar para outra lógica, a qual tendo
como único propósito a resolução de
problemas materiais de seus fiéis,eixo norteador deste trabalho.As categorias
de analise são estandartização, pseudoindividuação e glamour com as quais é possível perceber uma semelhança entre os cultos analisados por
Borzuk e o culto da Igreja dos Corações Puros presente no romance.
·
Estandartização: é a padronização da estrutura dos produtos tanto na forma quanto nos detalhes.No romance acontece no programa de rádio e nos discursos
do pastor Elias que apresenta a
forma de luta do Bem contra o Mal aproveitando-se da crença coletiva das manifestações demoníacas obedecendo a
critérios pré-determinados como a polarização e intensificação da presença do Mal a qual parte do padrão anteriormente estabelecido: o
pensamento padrão da Inquisição, pg.:80,89,100; além disso ,há outras características como a pregação a
partir de trechos da Bíblia,pg.:22,79; demonstração de graças
concedidas,pg.:84;milagres,pg.:168 e 169; e a explicitação do interesse financeiro,pg.:76,80.
·
A pseudoindividuação: é a ilusão de autonomia, até certo ponto, para
que as pessoas não percebam que estão sendo conduzidas ou controladas. No
romance o pastor Elias chama as pessoas
de “irmão” e “irmã” mesmo que esteja falando
com este(a) pela primeira vez, criando a ilusão de proximidade e segurança,pg.:22,61,63,89;
depois que a filha do pastor se casa
ele passa a chamar o genro de “meu
filho”, após ensina-lo a fazer milagres, pg.77,
e também acontece através da instalação da insegurança dos fiéis contra aqueles que
são considerados o Mal e seus
representantes, principalmente o
candomblé e o carnaval através dos seus
discursos inflamados o pastor Elias convoca os fiéis a uma cruzada contra os terreiros de
candomblé, o demônio é presentificado como uma ameaça quase palpável que deve
ser destruído antes que os destrua,pg.:80, ele utiliza o pronome “nós” em tom imperativo para dizer que está próximo aos fiéis e que todos estão juntos
pela mesma causa.O que faz lembrar os
discursos nazistas contra os judeus.
·
Glamour:é a construção de uma história de
sucesso.Está bem presente na performance do pastor Elias que se convence
primeiro para depois convencer os outros
e rebanha os políticos ,autoridades e pessoas comuns no culto da igreja através
da rádio e depois passa o comando para outros membros da igreja, pg.:79,89,166.
Outras
características que percebemos
serem semelhantes na realidade estudada
com esta ficção são o antiecumenismo: a não disposição a convivência e o diálogo
com as outras religiões( o medo do candomblé e de bruxaria como se
fossem religiões malignas);líder forte,cartase
emocional que estão bem presentes na performace e nos discursos do pastor Elias os quais presentifica constantemente a acirrada luta contra o diabo o qual é
considerado o gerador de todos os males(Alguém
tem de levar a culpa e no melhor estilo bode expiatório).
* Apresentado no VII Colóquio de Pesquisa e
Extensão da Faculdade de Letras da UFG, 08 a 10/03/2006.
3.Apresentação
2: O diabo: a presença sempre ausente no romance Terra,Céu e Aruanda
de Rodolfo Motta Rezende.
O romance apresenta dois planos, o real e o sobrenatural, que em determinados
momentos se entrelaçam. No plano real, transita o policial cabo Saulo
o qual torna-se pastor Paulo, padre Jacinto, a
empregada Joana, o pastor Elias, sua filha Lúcia,os fiéis ,etc.No plano
sobrenatural Oxum observa seus filhos-de-santo, Ogum encontra São Jorge
para conversarem;mas a figura
sobrenatural mais citada , é a que não
aparece ,é o demônio.Porque não é
necessário , a simples menção do seu nome já causa medo.Citá-lo demarca
uma suposta posição de sujeito que se diz lutar contra o representante máximo
do Mal dentro da cultura religiosa cristã e também na cultura popular.Ele é
um pretexto ou subterfúgio para
instalação do terror, da insegurança, da instabilidade emocional, etc, que acontece no programa de rádio e no culto
da Igreja dos Corações Puros,nos
discursos do pastor Elias que apresenta
na forma de luta do Bem contra o Mal aproveitando-se da crença coletiva cultural das manifestações
demoníacas obedecendo a critérios
pré-determinados como a polarização e intensificação da presença do Mal através da fala a qual
parte do padrão anteriormente estabelecido: o pensamento padrão da
Inquisição ou a lógica da Inquisição.
A atuação
no discurso acontece como a seita[i] que se diz Igreja dos
Corações Puros fosse uma nova inquisição na qual não há a aceitação da alteridade, os outros
de outras religiões são o Mal e devem ser combatidos e destruídos senão se
converterem a fé intolerante
e que julga que sua religião é melhor
do que as outras. O passado nem sempre fica para trás, alguns elementos ecoam
no presente e talvez no futuro , é quase certeza. Quando a Igreja Católica
instaurou a Inquisição, iniciou na prática
a neutralização do discurso cristão do amor universal, instalou um
discurso totalitário e intolerante com o qual se
pretendia destruir as outras religiões, normatizar a fé, controlar o
pensamento das pessoas, etc. Esta lógica totalitária repreende toda e qualquer diferença, dúvida e
questionamento sobre os dogmas da fé e atitudes
dos membros da instituição religiosa formada por seres humanos que podem
cometer erros, por isso aterrorizar os outros era, e ainda é, importante,pois a
religião aliada a política tornou-se um
entre os aparelhos de controle social,principalmente das mulheres que eram
curadoras populares, médicas populares, parteiras ,portadoras de sabedoria
ancestral , as quais representavam uma ameaça a
centralização do saber e do poder nas mãos dos homens da Igreja.Numa teocracia a transgressão da fé oficial
era também transgressão política
que os inquisidores associavam também a
transgressão sexual como transgressão da fé para vigiar e punir as mulheres, em especial as denominadas bruxas. Ocorreu a satanização do cotidiano
para justificar a caça as bruxas.Atualmente a denominação
moderna seria ‘ ataque preventivo’,
penso não ser preciso onde e como está
acontecendo.
O demônio nas crenças da Antiguidade do
politeísmo é um gênio inspirador que pode ser bom ou mau que presidia o destino de cada individuo ,alma ou espírito. Nas religiões judaica e
cristã ele é o anjo mau que rebelou-se contra Deus, foi lançado no Inferno e
por isso procura a perdição da humanidade.É geralmente representado na tradição
popular como um ser meio homem,meio cabra, de orelhas pontudas, chifres ,asas,
braços ,com a ponta da cauda e patas
bifurcadas. O mero fato de citá-lo
provoca medo.Os inquisidores através do manual de caça as bruxas transformaram o demônio numa
entidade mais do que superpoderosa e esta crença ainda existe com as adequações a
necessidade de cada época,permanece
na atualidade com as devidas
modificações ,devido a tradição que
permanece na cultura popular e a diluição do discurso religioso que era oficial
que tornou-se mito.
No romance
percebemos um pouco dessa
tradição nos discursos os quais o pastor
Elias direciona seus fiéis para a
cruzada contra os terreiros de candomblé
e
provoca a satanização daqueles que
escolhe como inimigos a serem
combatidos .Procedimento semelhante aos
inquisidores.A empregada Joana
representa o sincretismo
religioso brasileiro,pois ela frequenta a Igreja Católica e o terreiro de Candomblé
estando bem integrada aos dois
ambientes, além disto, há um momento que o padre a chama de forma positiva de
bruxa.Fato que me levou a pesquisar o termo e seus significados:a bruxaria era uma religião que antecedeu o cristianismo, a
bruxa era uma mulher que possuía profundo conhecimento sobre a natureza
e as ervas medicinais que utilizava para curar e salvar a vida das pessoas de sua comunidade,
era a xamã da comunidade a qual
pertencia.A bruxaria como religião é uma
doutrina matrifocal que possui vertentes e ramificações. A mais conhecida na atualidade é a denominação wicca , uma
das vertentes da Religião da
Deusa que foi no passado difamada com o advento do cristianismo e transformada através dos discursos cristãos
psicótico-paranoico-delirantes em aliada do Mal e religião do diabo, assim como
as religiões africanas, politeístas, etc.Esta difamação
que foi registrada na História, perpetuou-se
no tempo e é o que aparece no livro.De forma diluída os argumentos do
manual de caça as bruxas dos inquisidores está presente no senso comum da cultura religiosa e das pessoas no qual se
baseia a perseguição dos membros da Igreja dos Corações Puros contra
o candomblé e o carnaval.
Lúcia, filha do pastor Elias, foi educada
para ver a sexualidade , mesmo considerada normal para os padrões da sociedade
atual,como coisa ligada ao demônio de
tal maneira que se recusa a ter
relações sexuais com o marido, um traço distorcido da própria distorção
do discurso que se diz religioso que transforma a repressão sexual em elemento
normal na visão do pastor da seita e
cada líder de seita interpreta a Bíblia como bem entender ao pé da letra, mas
de modo geral propagam o que na atualidade é considerando preconceito e/ou
crime como a justificação do machismo,obrigação de pagamento do dizimo,intolerância com outras religiões e seitas, entre outros
elementos questionáveis perante a legislação brasileira .A argumentação bem detalhada contra a mulher e a sexualidade
em todos os sentidos possíveis esta no
Martelo das Feiticeiras que foi escrito
com o intuito de normatizar a repressão sexual.E dona Abigail é a representação do caçador da inquisição
em forma de personagem a qual usa de todos os recurso disponíveis e imagináveis para
destruir moralmente aqueles que
considera estarem do lado do Mal.
Ironicamente o demônio tão citado ,tão temido e tão
combatido não aparece, está
presentificado apenas nos
discursos dos que alegam lutar contra ele,pastor Elias e Abigail, pois é um
modo de caluniar e difamar quem possui fé diferente da deles , fé em outras
entidades além das entidades do cristianismo, dentro da denominação a qual se pertence como o
candomblé.Atualmente há muitas divisões mesmo dentro do cristianismo e até
conflitos de interesses entre seitas .O Mal independente da personificação que receba também se encontra dentro dos seres humanos, por
mais que não seja admitido, em quem se autodeclara melhor do que os outros, etc.Acaba projetando
nos outros o mal que esconde dentro de si quando este manifesta-se.
De modo geral, na ficção e na realidade,
percebo que o conteúdo do Martelo das
Feiticeiras este presente no senso comum das religiões,infelizmente é também um traço de cultura, das pessoas
independente da religião a qual pertencem e nos filmes de terror os quais as bruxas
e os demônios são seres
superpoderosos a serviço do mal,mas que
por um ou outro elemento narrativo ou solução mágica são sempre vencidos pelos que representam o bem com o seu
aparente pouco poder.
* Apresentado no IX EREL e VIII EGEL de 20
a 23/04/2006 na Faculdade de Letras da
UFG.
[i]
Dicionário Aurélio:1.Doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguido por muitos.2.Conjunto de indivíduos
que professam a mesma
doutrina.3.Comunidade fechada, de cunho radical. 4.Teoria de um mestre seguida por numerosos prosélitos.5.Pop.Facção,
partido.
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