9.O medo do erro e o
constrangimento do mesmo
Só
os que não fazem nada nunca erram.
Teilhard de Chardin
Agora compreendo a necessidade que eu tinha de me armar com toda aquela
falsa rigidez e solenidade sempre buscando alguém para menosprezar e
oprimir.Tudo porque sou insignificante
demais.[Farnese].
Kentaro Miura(Berserk,
n.46,Cap.Como Recém-Nascida,Panini Comics/Planet Mangá)
Nos filmes
que já assisti, em geral colocam os professores,a maioria, como seres
chatos,presos a regras e normas rígidas, tem o conhecimento sobre qualquer
assunto na ponta da língua e respondem a qualquer pergunta para os alunos na
linguagem jargão.Seres que muitas
vezes perguntam sobre assuntos que não tem nada a ver com a aula.
O que é um grande equivoco , pois não é todo(a) professor(a) que têm
respostas para todas a perguntas e nem
tem esta obrigação por dois motivos:
primeiro, por ser impossível,mesmo antes da
popularização da internet já
existia um acumulo grandioso de informações nos livros, revistas,
jornais, almanaques,etc; e segundo, os
alunos precisão desenvolver uma habilidade
chamada autonomia de estudo .Se
tem curiosidade por um assunto procurar pesquisar por conta própria em livros, dicionários ou mesmo na
internet.São Google ajuda.
Alunos, como as pessoas em geral, preferem
o que consideram o caminho mais fácil : perguntar para alguém especialmente se for professor(a) e
não se preocupam em procurar outras
fontes de informação.Quando descobre que tal informação pode estar ou está
errada fica com raiva de quem deu a
informação e não de si mesmo(a) que não pesquisou por preguiça mental.E tem
quem não satisfeito(a) briga com a
fonte. Afinal,através de filmes juvenis
carregados de preconceitos e
seus esteriótipos solidificou-se a ideia
de estudar é uma tortura, aprender é coisa de nerd ,ser idiota de beleza padrão é o legal,etc.E por incrível
que
pareça tem gente que “pensa” nos
moldes dados por estes filmes.
É constrangedor não ter resposta para uma
pergunta,mas acontece.Também há
situações nas quais mesmo com preparação
determinadas perguntas são feitas
para testar, humilhar, constranger,ver se vai ou não responder, se não satisfeito(a) faz a celebre pergunta: você
não é professor(a)? (com o sentido de “ você devia saber de tudo”).
As situações são várias e se não sabe mesmo é preferível responder que não saber do que dar uma resposta errada.É melhora ser sincero(a) com si mesmo(a), com quem pergunta
e a pergunta.Mas muitas pessoas consideram ser
sincero(a) admitir não saber
é como admitir um erro: fraqueza, crime e/ou
pecado.Não deveria ter este peso,mas
tem.Em especial dos ignorantes de plantão e os metidos a sabe-tudo o erro do(a) outro(a) é sempre um prazer para
se deliciar.O medo de errar,por causa do
constrangimento que pode gerar e leva ao
erro de qualquer modo.
Talvez ,por isto,algumas muitas pessoas
preferem a postura esnobe,a de não falo com meros mortais,ou o você deveria saber pra não fazer perguntas tão idiotas, etc, ou pior,
você deveria nascer sabendo.
O medo alimenta a insegurança que alimenta
a falta de iniciativa e de autonomia de
alunos e depois das pessoas na fase
adulta, até de professores.O medo
até certo ponto é benéfico por ensinar a ter
prudência ,mas em excesso o medo é
amigo da ignorância, da intolerância.
08/01/08.
07/01/12.
16/05/13.
27/05/13.
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