segunda-feira, 20 de maio de 2013

Crônica Gelada:


             
                                                                                
                                                                                              
8.Um bom  conselho  é útil quando utilizado

                                                                     O que  sabemos é  uma gota, o que     ignoramos  é um  oceano. 
                                                               
                                                                                   Isaac Newton


     Relembrando o passado: quando fiz  cursinho  pré-vestibular     estudei em um ano o que não tinha  estudado em meus  anos de  estudantes de  escola  pública em termos de  conteúdo. A professora de Literatura ofereceu um conselho que  parecia uma ofensa  para segmentos religiosos intransigentes: estudante de Letras tem  que entender  e ler um pouco de tudo , ler  até de cabala, mandala ,diabala.
      Na prova de  literatura e a de redação o conselho foi  muito  útil porque as aulas ajudaram a  perceber as inter-relações  dos livros de literatura  com as questões da prova.A conexão entre  real,social,ficcional e  as outras matérias.Depois  no curso de Letras ,também.Pois em literatura ocorre as divisões  por nacionalidade: Literatura Portuguesa,  Brasileira, etc  , Interpretação.Mesmo com divisões e seleções as literaturas são  vastas , os autores consagrados são muitos e tratam de  qualquer  assunto: trivialidades, política,mitos, religiões, filosofias, psicologias,sentimentos, etc.
     Querendo ou não você tem que  ler  e estudar  textos consagrados com ideologias que pode-se discordar por convicções  pessoais ,religiosas, ideológicas,etc.Mas para  discordar  bem  precisa ter uma  argumentação racional do motivo para sustentar sua opinião.Chantagem emocional ou violência verbal são  consideradas  coisas de gente  ridícula e imatura diante dos  professores,o que não deixa de ser  verdade em qualquer  lugar .Não é que defesa  de  opinião seja tolice,mas   havia quem achava  que ia silenciar  os professores  fazendo escândalo  ou saindo indignada  batendo as portas das  salas.Intolerância  total.
     O tema sexo é  recorrente  em literatura porque era e até certo ponto até hoje é  apesar de não parecer, houve  um caso de uma aluna  a qual ofendida saiu da sala batendo a porta e gritando  que tal assunto é ofensa a Deus ou a  seus  princípios.Por isto, tinha professora  que pisava em  ovos para tratar de determinados assuntos com a  classe. Adultos virão  crianças imaturas quando  defrontam  com opiniões que divergem das suas.Era  frequente  aluno(a) que dava  chilique por causa da  abordagem de  algum  assunto tabu ou não.A opinião  contraria a sua era encarada como ameaça a (sua) realidade de convicções  pessoais.
     As Literaturas, as Artes, as Filosofias , etc em  geral tratam de  todo tipo de assuntos ou temas, mas também  é o  espaço da rebeldia as  normas estabelecidas por  excelência ,nos quais a rebeldia com inteligência  e con-sagrada, dependendo   da qualidade, longevidade e questionamentos que desperta.É rebeldia  consciente  dos algos errados nas sociedades, tentativas  de romper os silêncios cheios de segredos, de tabus, de  censuras;  desafia normas  arbitrárias e formas abusivas de controle social.
     Há também textos que fazem eco com a  sociedade de sua época na qual foram escritos.A literatura é  múltipla assim  como as realidades humanas.Porém, éramos  doutrinados(as) a ver  por um único ângulo esquecendo os  outros ângulos.
     O conselho continua  útil ,pois quando escolho um determinado  assunto para ler e/ou estudar  descubro que o que achava  que sabia era na verdade pouco, superficial, era informação equivocada ou não  sabia achando saber.E pesquisando só em livros.
     Em plena era da informação é impossível  uma pessoa saber  de tudo, pois os conhecimentos  quadruplicam em  espaços cada vez mais curtos de tempo.É  possível especializar num assunto e saber um pouco dos outros.Selecionar  agora é regra importante  e necessária  para não  enlouquecer.Aprender vai além da escola  e faculdade atualmente.Mas nem todo mundo vê assim.

                                                                               05/01/08.
                                                                               11/01/08.
                                                                               08/05/13.
                                                                               17/05/13.
                                                                               20/05/13.              

2 comentários:

  1. gostaria de história tens alguma para mim.
    pois temos algumas, e estou escrevendo outras.

    http://diariopolicialebombeiro.blogspot.com.br/

    diariopolicialebombeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho alguns contos que não tive tempo de digitar ainda e tenho as crônicas que estou publicando pelo menos um por semana.Tenho uma caixa de rascunhos que aos poucos vou revisar e publicar.Mas na medida do possível vou fazendo um pouco de tudo.Grata pela visita.

      Excluir