sexta-feira, 5 de julho de 2013

Crônica Gelada:


15.Sexo marketing

Você não pode  confiar em seus olhos quando sua imaginação está fora de foco.
Mark Twain   
  
      O instinto sexual(“normal”) é  poderoso nos seres humanos,assim como nos outros  animais , e a suposta censura moral o  torna mais poderoso  e atrativo  ainda, como  e enquanto tabus e as tentativas de romper os tabus dentro do determinado padrão  cultural .E normas envolvem  o que é mostrado e o que é escondido, entre outros aspectos.
     Seja o escândalo  midiático  ou o silêncio de chumbo sobre os sexos,ambos alimentam  fantasias, medos, loucuras, abusos, a tentativa desenfreada de controle gerando formas de tentar fugir deste controle.O sexo  é uma necessidade básica  de  e para a vida como proliferação  da espécie  humana e busca  de prazer que foi transformado em pecado  nos discursos  religiosos, é o que nos lembra que somos como os outros seres  vivos, mas fomos  adestrados(as) a não  ver deste modo, como também  a não ver outros  aspectos do assunto  com e como normalidade.Por essas e outras coisas,  a prostituição é  considerada uma das profissões mais  antigas do mundo. Além  disso prostituição  e tráfico de pessoas  são dois dos negócios ilegais  mais lucrativos  no mundo entre outros por causas que incluem a satisfação do instinto sexual:busca por prazer .Mesmo que o prazer signifique a escravidão e o sofrimento de outros seres humanos.Olhando um entre os vários aspectos da questão  que é muito  amplo , complexo e controverso.
      Mesmo com criação de regras  sociais e normas de conduta e tudo mais  o instinto  sexual  não  é completamente  sublimado.Poder ser  autocontrolado pelas pessoas,mas não  totalmente controlado por fatores externos como querem os moralistas de plantão e os falsos moralistas. Embora alguns  formas de controle  externo sejam necessárias  para evitar crimes sexuais.
     Muitas propagandas foram e/ou são  feitas no intuito de vender seus  produtos de forma agressiva e reforçando esteriótipos para o público masculino sobre o corpo feminino e por isto usavam de modo escancarado,outros de modo mais sutil e os que  abusavam do direcionamento para o  instinto sexual apelando  para  os corpos femininos de beleza padrão para  associar  o consumo do produto com o ato sexual com a determinada mulher.Consumir igual a  possuir a pessoa objeto e transar, ter prazer através do poder do dinheiro,mesmo que seja uma ilusão momentânea  e um prazer passageiro.
     Fato que deixa as feministas militantes furiosas e alguns homens  confusos por não compreenderem o cruzamento pejorativo de símbolos ,pois a  associação do corpo feminino com o produto ,seja ele qual for,  para alguns deles deveria ser encarada como elogio,mas  simbologicamente  é uma ofensa.Um falso elogio.
     O sexo e a sexualidade chamam a atenção das pessoas , em especial dos homens por serem mais visuais e serem adestrados para  provar que são  homens o tempo todo, por isto as estratégias de  marketing mais agressivas usam ás vezes abusando do corpo feminino para  chamar atenção para um determinado produto ,mesmo que este não tenha nada haver com  sexo.
     Artistas, as artes em geral, em início  de carreira ou não usam os temas relacionados ao sexo para chamar atenção para o seu trabalho,tentar romper tabus, polemizar, fazer  nome,etc.É a obsessão de alguns segmentos artísticos e de determinados  públicos.
    Em literatura, alguns dos grandes clássicos consagrados  são sobre sexo, alusão ao sexo , a sexualidade, etc por ainda ser tabu.Nas artes ,no geral, a rebeldia as normas sociais  e as repressões  sexual,religiosas e outras são mais toleradas.Como válvulas de escape? Pode ser.Mas para os moralistas de plantão , não é bem assim, pois não toleram por ser atentado a suposta moral e  bons costumes.Talvez por isto exista o ditado popular “tudo que é proibido é mais gostoso” ainda  mais se  gostoso tem haver com prazer , em especial sexual.
     Cantoras  norte-americanas  usam e  abusão de roupas curtas  para chamar a atenção das mídias e dos públicos,pois  o corpo é parte do instrumento de trabalho ,  junto com a voz, que chama atenção  do público,especialmente do masculino:novamente  voltando a  questão da ilusão, fetiche,poder econômico , cruzamento de símbolos. Por isto, elas  de repente   aparecem por aí mostrando que não  estão usando calcinha:para  as mídias  de fofoca ou moralistas de plantão é um prato cheio para  fazer tempestade em copo d’água.No caso de cantoras  com pouca roupa   ora são vistas como sexualmente poderosas,ora como imorais,ora como a mistura das duas coisas.Sempre haverá controvérsias e opiniões diferentes.
      Personagens de revistas em quadrinhos  são sempre ou quase  sempre colocadas em microroupas ou quase nuas para atender as fantasias  masculinas de alguns homens,mas  dependendo do contexto ficcional são vestimentas pouco práticas para  situações de  combate,mas nas  ficções há a tal da  liberdade poética até neste caso também.Mas o que era para ser liberdade  virou imposição.É também o caso das personagens femininas de  videogames para atender ao fetiche de criadores e consumidores masculinos e alcançar o objetivo do consumo do produto, seja qual for.
     Gostando ou não o sexo e tudo relacionado a ele  é uma  boa  estratégia de  marketing,pois  capta facilmente a  atenção das pessoas e  estimula  fantasias,desejos de consumo.
                                                                                                  15/04/12.
                                                                                                  07/06/12.
                                                                                                  29/06/13.
                                                                                                  30/06/13.
                                                                                                  01/07/13.
                                                                                                  02/07/13.

                                                                                                  04/07/13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário