15.Sexo marketing
Você não pode confiar em seus olhos quando sua imaginação
está fora de foco.
Mark Twain
O instinto sexual(“normal”) é poderoso nos seres humanos,assim como nos
outros animais , e a suposta censura
moral o torna mais poderoso e atrativo ainda, como
e enquanto tabus e as tentativas de romper os tabus dentro do
determinado padrão cultural .E normas
envolvem o que é mostrado e o que é
escondido, entre outros aspectos.
Seja o escândalo midiático
ou o silêncio de chumbo sobre os sexos,ambos alimentam fantasias, medos, loucuras, abusos, a
tentativa desenfreada de controle gerando formas de tentar fugir deste
controle.O sexo é uma necessidade
básica de e para a vida como proliferação da espécie
humana e busca de prazer que foi
transformado em pecado nos
discursos religiosos, é o que nos lembra
que somos como os outros seres vivos,
mas fomos adestrados(as) a não ver deste modo, como também a não ver outros aspectos do assunto com e como normalidade.Por essas e outras
coisas, a prostituição é considerada uma das profissões mais antigas do mundo. Além disso prostituição e tráfico de pessoas são dois dos negócios ilegais mais lucrativos no mundo entre outros por causas que incluem
a satisfação do instinto sexual:busca por prazer .Mesmo que o prazer signifique
a escravidão e o sofrimento de outros seres humanos.Olhando um entre os vários
aspectos da questão que é muito amplo , complexo e controverso.
Mesmo com criação de regras sociais e normas de conduta e tudo mais o instinto
sexual não é completamente sublimado.Poder ser autocontrolado pelas pessoas,mas não totalmente controlado por fatores externos
como querem os moralistas de plantão e os falsos moralistas. Embora alguns formas de controle externo sejam necessárias para evitar crimes sexuais.
Muitas propagandas foram e/ou são feitas no intuito de vender seus produtos de forma agressiva e reforçando esteriótipos
para o público masculino sobre o corpo feminino e por isto usavam de modo
escancarado,outros de modo mais sutil e os que
abusavam do direcionamento para o
instinto sexual apelando
para os corpos femininos de
beleza padrão para associar o consumo do produto com o ato sexual com a
determinada mulher.Consumir igual a
possuir a pessoa objeto e transar, ter prazer através do poder do
dinheiro,mesmo que seja uma ilusão momentânea
e um prazer passageiro.
Fato que deixa as feministas militantes
furiosas e alguns homens confusos por
não compreenderem o cruzamento pejorativo de símbolos ,pois a associação do corpo feminino com o produto
,seja ele qual for, para alguns deles
deveria ser encarada como elogio,mas
simbologicamente é uma ofensa.Um
falso elogio.
O sexo e a sexualidade chamam a atenção
das pessoas , em especial dos homens por serem mais visuais e serem adestrados
para provar que são homens o tempo todo, por isto as estratégias
de marketing mais agressivas usam ás
vezes abusando do corpo feminino para
chamar atenção para um determinado produto ,mesmo que este não tenha
nada haver com sexo.
Artistas, as artes em geral, em
início de carreira ou não usam os temas
relacionados ao sexo para chamar atenção para o seu trabalho,tentar romper
tabus, polemizar, fazer nome,etc.É a
obsessão de alguns segmentos artísticos e de determinados públicos.
Em literatura, alguns dos grandes clássicos
consagrados são sobre sexo, alusão ao
sexo , a sexualidade, etc por ainda ser tabu.Nas artes ,no geral, a rebeldia as
normas sociais e as repressões sexual,religiosas e outras são mais
toleradas.Como válvulas de escape? Pode ser.Mas para os moralistas de plantão ,
não é bem assim, pois não toleram por ser atentado a suposta moral e bons costumes.Talvez por isto exista o ditado
popular “tudo que é proibido é mais gostoso” ainda mais se
gostoso tem haver com prazer , em especial sexual.
Cantoras
norte-americanas usam e abusão de roupas curtas para chamar a atenção das mídias e dos
públicos,pois o corpo é parte do
instrumento de trabalho , junto com a
voz, que chama atenção do
público,especialmente do masculino:novamente
voltando a questão da ilusão,
fetiche,poder econômico , cruzamento de símbolos. Por isto, elas de repente
aparecem por aí mostrando que não
estão usando calcinha:para as
mídias de fofoca ou moralistas de
plantão é um prato cheio para fazer
tempestade em copo d’água.No caso de cantoras
com pouca roupa ora são vistas
como sexualmente poderosas,ora como imorais,ora como a mistura das duas coisas.Sempre
haverá controvérsias e opiniões diferentes.
Personagens de revistas em
quadrinhos são sempre ou quase sempre colocadas em microroupas ou quase nuas
para atender as fantasias masculinas de
alguns homens,mas dependendo do contexto
ficcional são vestimentas pouco práticas para
situações de combate,mas nas ficções há a tal da liberdade poética até neste caso também.Mas o
que era para ser liberdade virou
imposição.É também o caso das personagens femininas de videogames para atender ao fetiche de
criadores e consumidores masculinos e alcançar o objetivo do consumo do
produto, seja qual for.
Gostando ou não o sexo e tudo relacionado
a ele é uma boa
estratégia de marketing,pois capta facilmente a atenção das pessoas e estimula
fantasias,desejos de consumo.
15/04/12.
07/06/12.
29/06/13.
30/06/13.
01/07/13.
02/07/13.
04/07/13.
Nenhum comentário:
Postar um comentário