domingo, 29 de junho de 2014

Matrix_ Um texto iceberg de camadas



      Um bom exemplo contemporâneo  de um filme  enquanto  texto que já é um clássico  antes mesmo de  completar cem anos é o Matrix, em especial o primeiro filme,mas  sem desmerecer  as sequências e os  outros  produtos da franquia,já teve  muita  gente  que já fez isso.

      Quem quer  ver em Matrix só um filme de  ação tudo bem(a ponta do iceberg),mas se  quiser  ir mais  fundo e ver as camadas filosofia,religião,mitologia,cultura  pop japonesa,histórias  em quadrinhos,ciberpunk,etc,( a enorme massa que fica de baixo d'água) tudo bem.Os irmãos  Wachowski conseguiram resumir  no filme  todas  estas camadas que inquietaram tanta  gente   que  saíram vários livros com  artigos  de autores  que fizeram sua  interpretação  da história,além de  teses e outros  trabalhos interpretativos acadêmicos   uns só interpretando,outros exaltando e outros  querendo desprezar procurando  por algum defeito.Independente  de tudo isso o filme  na época  foi um sucesso de  bilheteria gerando o desejo de ver as  sequências  e o desdobramento da  história  nos  fãs  assim  como no público em geral .Foram  alunos de  cursos  de filosofia  que viram um algo mais  no filme desencadeando  o interesse  acadêmico  pelo filme e as  várias interpretações  que  vieram depois da  percepção do “algo mais”.
      A criatividade  no caso dos  autores não estava na novidade, porque pegaram bastante  material considerado antigo por assim dizer pelos  críticos negativistas e  transformaram em  algo novo.A grande  sacada  criativa  estava no  como a  história  foi escrita unindo mundos  que antes  viviam  totalmente  separados:cultura  clássica e as  acadêmicas com  culturas  de  (ou para) as massas .
     A força  da  criatividade  atualmente reside no como uma  história é  escrita.A  questão da  novidade não é impossível  de acontecer mas  é bem mais  difícil do que era antigamente.Mas  quando algum tipo de  critica contra  uma determinada  história é  feita sempre  é levantada a  questão da “pouca criatividade  como  novidade” como se fosse  um defeito de fabricação sobre este  prisma.É  apenas  uma estratégia  de marketing  negativo  para  deixar os fãs  furiosos e chamar atenção.A obra por si só pode  fazer sua autodefesa.

                                                                                                                    29/06/2014.

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