12. Símbolos e simbologia: construção
cultural humana
Se o conhecimento pode criar problemas,não é através da ignorância que
podemos solucioná-los.
Isaac Asimov
O que é simbologia? Segundo o dicionário Aurélio é o estudo dos símbolos.O que é símbolo?Aí há
quinze significados: 1.Aquilo que,por um princípio de analogia,
representa ou substitui outra coisa. 2.Aquilo que, por sua forma ou natureza
evoca ou representa ou substitui, num determinado contexto ,algo abstrato ou
ausente.4.Objeto material que,por convenção arbitrária , representa ou designa
uma realidade complexa.5. Elemento descritivo ou narrativo suscetível
de dupla interpretação associada quer ao plano das ideias, quer ao plano
real.E por aí vai.
Os símbolos fazem parte do cotidiano, da
vida social, da cultura ,etc.Estão em todos os lugares, entre nós e
conosco.Infelizmente ,a maioria das
pessoas só “vê” e se preocupa com os símbolos quando estão relacionados aos
temas religiosos, supostos avisos de fim do mundo ou como aviso de algo ruim
que vai acontecer no futuro, como a
chegada do anticristo.
Os mitos e seus respectivos símbolos foram e são
construídos dentro das culturas humanas
principalmente por motivação religiosa, organização social, leitura de mundo;
conotação política, sexual,reinvenção da arte, etc.
Dan Brown com seus livros polêmicos para
os religiosos, uniu simbologia ,religião e aventura nas suas ficções colocando
o tema símbolos em evidência para a cultura cotidiana, despertando o
interesse geral,para o que antes era um assunto meramente acadêmico e da alta
intelectualidade .Símbolos os quais como
pessoas introduzidas numa cultura humana fomos educados a acreditar como verdade inquestionável ,mas
como os símbolos somos construções humanas.O Código Da Vinci causou polêmica ,mas não destruiu a
estruturação da ordem social religiosa.Só refez pensar o papel de
Maria Madalena na Historia do Cristianismo e deu uma desmascarada numa
mentira oficial.
Propagandas utilizam os símbolos de forma conservadora ou sinalizando mudanças
sociais, a desconstrução simbólica para
recriar outro símbolo.O valor positivo ou negativo do símbolo depende do tempo da cultura que o criou e seus sentidos atribuídos .Por exemplo, o
garoto negro vestido de ovelha branca na
propaganda dos mamíferos da Parmalat,
embora não pareça há uma ou duas
metáforas racistas em tal situação se considerar que a ovelha além, de
branca também é símbolo de docilidade,
inocência ,sacrifício.Um animal que tem que ser comandado por alguém.A questão da valoração da cor
branca que cobre a cor negra que por si
só já é motivo o bastante para protestos por parte dos membros das entidades
de igualdade racial ou étnica .
Outra construção cultural
simbólica negativa que foi alvo de
protestos de feministas assim como ações jurídicas foram as propagandas de cerveja usando
modelos de beleza padrão para associar a
imagem do produto e o consumo da bebida ao ato sexual em si, as quais foram
proibidas por causa do abuso do apelo sexual.Há
todo um cruzamento de significados nada elogiosos a figura da mulher: a qual é
garota propaganda é mesclada ao
produto tornando-se simbolicamente o produto,que pode ser comprado em qualquer lugar ,e algo menos que um objeto num
processo de desumanização da mulher e valorização do produto.E a
palavra é usada com o sentido sexual de comer possuindo
o uso coloquial: beber é consumir a cerveja é igual a fazer sexo com a gostosa.O que ,para quem não entende de cruzamento de símbolos e
construção simbólica , parece um elogio
na verdade é uma ofensa das grandes.
Pelo menos estas mesmas propagandas
ajudaram a tirar o estigma de mulher que fica sentada em bar é prostituta. E
para os mais desavisados(as) pareciam
ser propagandas elogiosas ,o que não são na verdade da construção simbólica.O que fez os protestos contra as
propagandas parecerem sem
fundamento e/ou coisa de moralista.
Símbolos no meio intelectual literário são conhecimento de grande valor que pode ser
usado para medir o grau de conhecimento cultural de um(a) escritor(a),
valorizar ou desprezar um trabalho artístico , causar admiração ou repulsa
,etc.Alguns autores consagrados usaram e abusaram do uso de símbolos e seus
estabelecidos significados,mas dentro do
contexto (criativo do como) que criaram:
o elemento descritivo ou narrativo o qual sustenta a dupla interpretação
associando ao plano das ideias e/ou com o plano do real.
Para chamar atenção para o seu trabalho artístico pop ou não há os que
utilizam deste artifício , para o bem e
para o mal,além dos que desconstroem e
reconstroem os símbolos, criar
polêmica(intencionalmente ou não) é
chamar a atenção a qual se descobre se conseguiu ou não alcançar o objetivo
proposto.
Símbolos considerados satanistas não só
chamam muita atenção como também assustam e fascinam ao mesmo tempo, além de
serem usados como símbolo de protesto, rebeldia, o uso do poder que desperta medo,repúdio aos valores considerados
hipócritas (no contexto da rebeldia artística),como também como mera
brincadeira para assustar os desavisados, ignorantes e/ou fanáticos religiosos ,entre outros.Quem leva os símbolos muito a sério não percebe
que muitas vezes há um jogo de
estratégia de marketing negativo para
chamar atenção: instrumentos de expressão.E acontecem as tempestades em copo d’água midiáticos sem necessidade nenhuma.
Símbolos
são construções humanas como a
própria humanidade.O valor e o
significado é construído ou dado de acordo com a intenção sócio-histórico-cultural
de cada comunidade humana.Eles são parte
das culturas, de nós , estão e estarão
sempre conosco enquanto existir seres humanos.
Documentário relacionados ao tema no youtube:
1.Códigos Impossíveis.
2.Decifrando o Código Da
Vinci.
28/03/11.
10/04/11.
31/06/12.
02/05/13.
14/06/13.
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