sexta-feira, 14 de junho de 2013

Crônica Gelada:




12. Símbolos e simbologia: construção cultural  humana

   Se o conhecimento pode criar problemas,não é através da ignorância que podemos solucioná-los.

Isaac Asimov

       O que é simbologia?  Segundo o dicionário  Aurélio é o estudo dos símbolos.O que é  símbolo?Aí há  quinze significados: 1.Aquilo que,por um princípio de analogia, representa ou substitui outra coisa. 2.Aquilo que, por sua forma ou natureza evoca ou representa ou substitui, num determinado contexto ,algo abstrato ou ausente.4.Objeto material que,por convenção arbitrária , representa ou designa uma realidade complexa.5. Elemento descritivo ou narrativo  suscetível  de dupla interpretação associada quer ao plano das ideias, quer ao plano real.E por aí vai.
     Os símbolos fazem parte do cotidiano, da vida social, da cultura ,etc.Estão em todos os lugares, entre nós e conosco.Infelizmente ,a maioria das  pessoas só  “vê” e se preocupa  com os símbolos quando estão relacionados aos temas religiosos, supostos avisos de fim do mundo ou como aviso de algo ruim que vai acontecer no futuro, como  a chegada do anticristo.
     Os mitos e seus  respectivos símbolos foram e são construídos  dentro das culturas humanas principalmente por motivação religiosa, organização social, leitura de mundo; conotação política, sexual,reinvenção da arte, etc.
     Dan Brown com seus livros polêmicos para os religiosos, uniu simbologia ,religião e aventura nas suas ficções colocando o tema símbolos  em evidência  para a cultura cotidiana, despertando o interesse geral,para o que antes era um assunto meramente acadêmico e da alta intelectualidade .Símbolos os quais  como pessoas introduzidas numa cultura humana fomos educados a acreditar  como verdade inquestionável   ,mas como os símbolos somos construções humanas.O Código Da Vinci  causou polêmica ,mas não destruiu a estruturação da ordem social religiosa.Só refez pensar  o papel de  Maria Madalena na Historia do Cristianismo e deu uma desmascarada numa mentira oficial.
     Propagandas utilizam os símbolos  de forma conservadora ou sinalizando mudanças sociais, a desconstrução simbólica  para recriar outro símbolo.O valor positivo ou negativo do símbolo depende  do tempo da cultura que o criou   e seus sentidos atribuídos .Por exemplo, o garoto negro vestido de ovelha  branca na propaganda dos mamíferos  da Parmalat, embora não pareça há uma ou duas  metáforas  racistas em tal  situação se considerar que a ovelha além, de branca  também é símbolo de docilidade, inocência ,sacrifício.Um animal que tem que ser comandado  por alguém.A questão da valoração da cor branca   que cobre a cor negra que por si só já é  motivo o bastante para  protestos por parte dos membros das entidades de  igualdade racial ou étnica .
     Outra construção     cultural simbólica  negativa que foi alvo de protestos de feministas assim como ações jurídicas  foram as propagandas de cerveja usando modelos de beleza padrão  para associar a imagem do produto e o consumo da bebida ao ato sexual em si, as quais foram proibidas por causa do abuso do apelo sexual.Há  todo  um cruzamento de  significados nada elogiosos a  figura da mulher: a  qual é   garota  propaganda é mesclada ao produto tornando-se simbolicamente o produto,que pode ser comprado  em qualquer lugar ,e algo menos que  um objeto num  processo de desumanização da mulher e valorização do produto.E a palavra  é  usada com o sentido sexual de comer possuindo o uso coloquial: beber é consumir a cerveja é igual a fazer  sexo com a gostosa.O que ,para  quem não entende de cruzamento de símbolos e construção simbólica  , parece um elogio na verdade é uma ofensa das grandes.
     Pelo menos estas mesmas propagandas ajudaram a tirar o estigma de mulher que fica sentada em bar é prostituta. E para os mais  desavisados(as) pareciam ser  propagandas  elogiosas ,o que  não são na verdade da construção  simbólica.O que fez os protestos  contra as  propagandas  parecerem sem fundamento e/ou coisa de moralista.
      Símbolos no meio intelectual literário  são conhecimento de grande valor que pode ser usado para medir o grau de conhecimento cultural de um(a) escritor(a), valorizar ou desprezar um trabalho artístico , causar admiração ou repulsa ,etc.Alguns autores consagrados usaram e abusaram do uso de símbolos e seus estabelecidos significados,mas  dentro do contexto (criativo do como) que  criaram: o elemento descritivo ou narrativo o qual sustenta a dupla interpretação associando ao plano das ideias e/ou com o plano do real.
     Para chamar atenção para o seu  trabalho artístico pop ou não há os que utilizam deste  artifício , para o bem e para o mal,além dos que desconstroem  e reconstroem os  símbolos, criar polêmica(intencionalmente  ou não) é chamar a atenção a qual se descobre se conseguiu ou não alcançar o objetivo proposto.
     Símbolos considerados satanistas não só chamam muita atenção como também assustam e fascinam ao mesmo tempo, além de serem usados como símbolo de protesto, rebeldia, o uso do poder que  desperta medo,repúdio aos valores considerados hipócritas (no contexto da rebeldia artística),como também como mera brincadeira para assustar os desavisados, ignorantes e/ou fanáticos  religiosos ,entre outros.Quem  leva os símbolos muito a sério não percebe que muitas vezes  há um jogo de estratégia  de marketing negativo para chamar atenção: instrumentos de expressão.E acontecem as tempestades  em copo d’água  midiáticos sem necessidade  nenhuma.
     Símbolos  são  construções humanas como a própria  humanidade.O valor e o significado é  construído  ou dado de acordo com a intenção sócio-histórico-cultural de cada comunidade humana.Eles  são parte das culturas, de nós , estão e estarão  sempre conosco  enquanto existir  seres humanos.

 Documentário relacionados ao tema no youtube:

1.Códigos Impossíveis.
2.Decifrando o Código Da Vinci.
                                                                                                                 28/03/11.

                                                                                                                 10/04/11.
                                                                                                                 31/06/12.
                                                                                                                 02/05/13.
                                                                                                                 14/06/13.





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