domingo, 16 de junho de 2013

Crônica Gelada:


13.Cultura alimentar
 A convicção de que há uma só verdade, e que a si  mesmo está em posse dela,é a raiz de todo o mal no mundo.

                                         Max Born

     O alarmismo feito em torno da obesidade infantil me fez lembrar que da educação alimentar que recebi na escola me fez gostar de proteína  de soja  e verduras.O hábito   de comer frutas e  quase todas as verduras sempre fez parte dos hábitos dentro de casa. O problema é que dentro do ambiente familiar  e escolar de muitas crianças  isto não existe.
     O alarmismo de alguns programas jornalísticos  pode até  incomodar e fazer  uma espécie  de “invasão de privacidade”, mas é necessário  para tentar mudar os maus hábitos alimentares  das pessoas, por questão de saúde pessoal, principalmente   de quem tem medo de mudança.Unir o gostoso com o saudável e comer um pouco de tudo sem exagero: o caminho do meio para os hábitos  alimentares.
     Num seriado juvenil americano o qual nem sei o nome ,passando  pela sala ,ouvi o seguinte dialogo de uma  garota dizendo para outra que o dente caiu porque ela come  verduras.Ouvi direito? Ouvi e não acreditei, o seriado adolescente dando conselho errado, ou pior besteira sem cabimento.O pior é que  tem quem absorva a mensagem recebida que não é  nada subliminar e  contra a saúde pública do público em questão. Nada diferente do meu tempo de jovem expectadora.
     A relação com a comida passa também pela cultura midiática  e na norte-americana filmes e seriados para jovens ,que eu me lembro ter assistido, retratam  sempre comida saudável  como ruim de comer,sem graça, sem sabor,coisa de gente chata e certinha, pois neste (pre)conceito   gente certinha é gente idiota( há o reforço da mensagem “como é legal ser idiota que não respeita as  individualidades alheias”, mas julgando coisas corretas consideradas  corretas como idiotas,  numa inversão de valores  total), nojenta.Nos  filmes e seriados que lembro ter assistido, quando a comida era fígado acebolado era servido para a criança ou jovem este fazia cara e gestos de nojo  e que vai comer algo horrível.O pobre do brócolis  é a vitima que sofre  com o mesmo conceito entre os adultos.Comer sopa de brócolis era o mesmo de passar por algum tipo de tortura alimentar.Só  os sanduíches com batatas fritas e refrigerantes, massas  em geral são adjetivadas como boa comida e comida gostosa.Um dos fatores que ajudou a desencadear a epidemia  de obesidade? O documentário  Super Size Me diz que sim.
     Onde um prato de verduras cruas ou salada seria considerada comida deliciosa?Em filmes e seriados japoneses.Em  culturas diferentes, juízos  de valor diferente sobre  coisas cotidianas.A dieta japonesa é  considerada uma das mais saudáveis  do mundo e  que  ajuda na longevidade das pessoas.
     No Brasil, a culinária  japonesa tem seus adeptos entre  nós e esta sendo popularizada junto com os produtos de entretenimento em geral.Até pouco tempo era considerada apenas  coisa de gente sofisticada, atualmente é parte da cultura pop adolescente.
    De modo geral, os brasileiros gostam de misturar gostos e sabores das culinárias  do mundo; umas mais,outras menos, depende da escolha.Ainda predomina a cultura da comida  rápida por causa da força das mídias e dos  hábitos ,além da vida acelerada nos grandes centros urbanos.
     Pensando nisso, programas de reeducação  alimentar são aplicados nas escolas públicas  e algumas particulares por  iniciativa própria da instituição e há programas do governo.O que é  algo  bom ,pois  tem o problema da indisposição dos pais que nem sempre tem tempo ou disposição para fiscalizar o que os filhos comem, os que tem medo de por limites e “traumatizar” os filhos, os que não tão nem aí com nada,os que  acham que é prova de amor  deixar a criança comer só as guloseimas que quiser, etc.Culpar os pais  é tolice ,a  parcela de responsabilidades deles é só uma  parcela .Não é o total.Cada caso é um caso.Tem de tudo um pouco e cada caso é um caso e viver em sociedade envolve as outras redes sociais e midiáticas.
    Comida saudável  para mim não é trauma, porque sempre fez parte da minha alimentação e faz parte da minha   memória  afetiva incluindo o coitado  do brócolis  tão mal amado e a  soja é parte da minha memória afetiva escolar.Gostos e sabores você escolhe alguns e outros são escolhidos para você.Entre o saudável e o gostoso  é bom comer um pouco de tudo com moderação.E se possível misturar ou unir o considerado gostoso com o saudável .  
                                                                                                         22/11/11.
                                                                                                         03/04/12.
                                                                                                         01/06/12.
                                                                                                         16/06/13.



Nenhum comentário:

Postar um comentário