quinta-feira, 20 de junho de 2013

Crônica Gelada:


13. Receitas de seres humanos

(...) É evidente  que essas ideias estão eivadas de preconceitos.Apresentam as marcas  de forma simplória como os norte-americanos veem   o mundo:certo-errado,positivo-negativo,branco-preto,sim-não.Assim  como o Cristianismo está dividido por diferentes leituras de seu livro sagrado, os islâmicos também estão.
  Willians Gonçalves(O que virá da Primavera Árabe ?O Popular:domingo,30/10/11.pg. 9)   

     As ciências também são eivadas de preconceitos sejam elas  norte-americana ,europeia ou brasileira.Todo  dia aparece uma pesquisa inútil a qual não dá para acreditar que seja científica  e que alguém pagou para ser feita de tão tendenciosa que é ou era.Muitas são inglesas, muitas outras americanas   querendo achar a característica  tal( como ,por exemplo, o tamanho dos dedos como definidor se a pessoa é homo ou heteroafetivo) , a qual indique é do determinado grupo ou não( como no livro Admirável Mundo Novo: divisão da sociedade em castas que não se misturam);para  identificar se a pessoa vai ser  ou não marginal,gay, “normal” ou psicopata  como se as pessoas fossem uma única  característica  definida como receita de bolo: misture estes e aqueles ingrediente  e  o resultado  é a pessoa com tal característica.  A eterna tentativa de   colocar pessoas em guetos usando uma  suposta autoridade científica que não é nada neutra, é ultratendenciosa, questionável ,arbitrária .
     Dá para notar as segundas, terceiras e quartas  intenções de determinadas pesquisas sem precisar ser  gênio.Mesmo no mundo das  pesquisas existem pessoas que teimam em usar as ciências e as supostas pesquisas científicas para discriminar, como instrumento para delimitar e limitar, catalogar e controlar grupos sociais;funções atribuídas apenas antiga e atualmente as  religiões e as seitas religiosas.
     Os seres humanos são mais complexos do que aparentam ser, mas apesar disso há pessoas, como sempre teve ao longo da História  das Ciências, que sempre vão procurar estabelecer  qual  conjunto  de fatores biológicos ,psicológicos,ambientais,sociais ,culturais, etc, podem levar a criação de um gênio ou não,soldado perfeito, operário dócil,etc.A busca por  receitas para “construir”   determinados tipos humanos ainda não forão encontradas ,mas sempre serão buscadas.
     As ciências não são neutras. Pesquisas científicas  muito menos ainda, elas estão presas a  fatores como e principalmente financeiros.Quem financia ,o que ,para quê?A questão das convicções pessoais exportadas para o coletivo social,objetivo, a finalidade, o contexto.Exemplo:  no passado  uma psicóloga para  justificar o seu preconceito contra pais separados distorceu dados que deveriam ser científicos e matemáticos   para  afirmar categoricamente que filhos de pais separados vão tornar-se  delinquentes  juvenis por causa da  falta de estrutura do lar dos pais separados que são  para ela uma aberração social.Cada caso é um caso , e uma parcela não é  o todo , o que não justificou  tal  conclusão foi : como explicar os filhos de casais casados que moram juntos,mas são  delinquentes juvenis? Como explicar os casais casados de alto poder  aquisitivo  que têm filhos bandidos? Como explicar os filhos de mães  solteiras que são bem ajustados socialmente e não são traumatizados por não ter pai ? O caso foi um escândalo no campo dos psicólogos.
     A mais hilária , no meu humilde  ponto de vista, foi aquela  que dizia que tamanho de  determinado dedo era indicador de homossexualidade.Parece coisa de falta do que ter de fazer e ter dinheiro de sobra para gastar com algo inútil  no ponto de vista de beneficio para sociedade. É mais sensato,econômico  e  prático perguntar para a  pessoa  se é ou não é, e se  ela quiser  responder a curiosidade alheia responderá a pergunta.Por que  este detalhe sobre a vida íntima    incomoda  tanto as pessoas que querem tanto cuidar da vida alheia e esquecem de  cuidar da própria vida ?
     Estas buscas nada úteis por receitas de seres humanos tem muito haver com a cultura de exteriótipos,bem no estilo das produções americanas,criação de guetos  com uma  suposta base científica tentando ocultar o preconceito   do que busca por alguma resposta útil ou sensata .Cada pessoa  precisa mesmo ostentar um rótulo  ? .Me  faz lembrar sempre da busca por  controle social  do behaviorismo o qual acontece nos filmes e livros de ficção científica, a busca nazista pela raça superior a qual não existe e a inferiorização  dos  demais seres humanos que não se adequão  ao padrão da  estabelecido da falsa normalidade.
                                                                                          
                                                                                           26/10/11.
                                                                                           27/10/12.
                                                                                           01/06/12.
                                                                                          15/06/13.
                                                                                          18/06/13.
                                                                                           19/06/13.

    
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário