segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Invasão das lesmas

     Não é segredo para ninguém, escargo é o nome francês para a nossa boa e velha conhecida lesma.Chique no último!É uma espécie de lesma criada para consumo humano.Uma fina iguaria para os franceses e os brasileiros consumidores desse tipo de comida que além de incomum para a maioria dos brasileiros é cara.
     Pensando nisso, cursos para criar lesmas foram montados, por empresas especializadas em montar cursos de todos o tipo de atividades,prometendo lucro fácil, rápido e garantido. Além da alta taxa de desemprego que atravessa o país , isso também atraiu muitas pessoas, pois devia ter um fundo de verdade nesse empreendimento.Até ai nada de mais.
     Achando ter encontrado as lesmas das conchas de ouro,Manuel, um candidato a criador fez o curso.Depois montou o criadouro e pôs os bichinhos.Seguiu as etapas e conseguiu produzir grandes e gordos escargos de 45 centímetros.E descobriu um grande problema: para quem vender?
     Os donos do curso não se responsabilizavam por esse detalhe.Iam pensar ainda noutro curso sobre isso para vender aos criadores interessados.
     Tentou os restaurantes franceses que conhecia.Não conseguiu vender,pois outros criadores apareceram primeiro e venderam seus bichinhos.Não tinha como exportar para a França.Nem por isso iria comer.Não lhe passava pela cabeça comer tal iguaria por mais chique que fosse.Não fazia parte dos seus hábitos alimentares e nem queria que fizesse.
     Sem ter como se livrar dos bichinhos resolveu soltá-los no mato.
     As lesmas deslizaram pelo mato deixando por onde passavam as suas marcas ou suas conchas.E como não tinham um predador natural naquela região( outro detalhe não pensado pelos criadores do curso) elas já crescidas multiplicaram-se e multiplicaram-se.
     E com a multiplicação constante criou-se outro problema: o espaço era pequeno demais para tanta lesma. A comida estava acabando.Então começou a migração.
      As lesmas imigrantes foram para a cidade e silenciosamente  começaram a invasão, ops! , a imigração.As pessoas vivendo o ritmo apressado  de suas vidas não perceberam de imediato a chegada dos hospedes indesejados.
      Em grudadas paredes, vasos de plantas, pedras, asfalto, casinhas de cachorro, hortas, jardins, caixas de correio passaram a adentrar as residências e passear pelos telhados, móveis , tapetes eletrodomésticos, etc.
      O pânico se instalou entre as pessoas.Bombeiros e serviços de  controle de pestes foram chamados para resolver o problema.Mas como era serviço demais, lesmas demais, eles foram vencidos pelo cansaço.A população também  ajudou, mas foi igualmente vencida pelo cansaço.
      A notícia espalhou-se da rede de tv local para  rede nacional.Os repórteres descobriram  uma das possíveis origens dos inconvenientes animais,mas o dono da criação, Manuel, ao saber o que aconteceu disse que era uma maldição que se abatia sobre ele é chorou de desgosto e desespero.Teria de pagar pelo prejuízo dos cidadãos? Se sim, estava realmente ferrado.
     E sabendo do ocorrido ,os donos do curso de criação de escargo resolveram criar o curso de como eliminar escargo para lucrar com essa tragédia alheia.

                                                                                 24/08/02.
                                                                                 27/08/02.
                                                                                 08/09/02.
                                                                                 27/10/02.
                                                                                28/10/02.







 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário